Sabonete Íntimo, usar ou não usar?

Alguns ginecologistas abominam o uso de sabonete íntimo, dizem que ela pode dar alergia, ressecar a vagina, fazer mais mal do que bem. Outros dizem que ele é essencial. Eu separei ambas as opiniões. Contém informações úteis, pra quem usa o sabonete íntimo.




Malefícios

Na vagina existem os lactobacilos acidófilos, que habitam normalmente a flora vaginal e são extremamente benéficos, vivem em pH ácido ( 3,8 - 4,2 ), o normal da genitália feminina. Os sabonetes íntimos, podem alterar esse PH e causar a morte desses lactobacilos. deixando a vagina mais propensa à doenças e infecções.
Eliano Pellini, chefe do Setor de Saúde e Medicina Sexual da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo


Higiene íntima

A vulva (parte externa dos órgãos genitais) necessita de cuidados especiais. A higiene íntima é necessária e deve ser feita uma vez ao dia, principalmente após as menstruações. A mulher que não pratica a higiene íntima pode ter mais infecções urinárias, alergias, vaginites e pruridos. Vale lembrar que, nesta região, não se deve utilizar perfumes ou talcos”.
Angela Maggio Fonseca, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo


Corrimento

Hábitos como dormir sem calcinha (deixar a vagina respirar), e urinar depois do ato sexual também são extremamente importantes para a higiene íntima. E para saber se o corrimento é só lubrificação excessiva ou motivo de alerta, basta seguir esta lógica: se não provocar coceira, dor, ardência, cheiro ou algum outro incômodo, você não precisa se preocupar.
Eliano Pellini, chefe do Setor de Saúde e Medicina Sexual da Faculdade de Medicina do ABC, na Grande São Paulo



Como Usar

Para matar o mau cheiro, mas não matar os lactobacilos acidófilos, que fazem bem à flora vaginal , não exagere, utilize apenas uma pequena quantidade por vez. Uma pequena quantidade na palma das mãos já é suficiente.
Site Médico - www.saudecomciencia.com




O consenso entre os especialistas é que a higiene seja feita somente na parte externa da genitália. Lavagens internas, como as tradicionais duchas vaginais, podem prejudicar a defesa natural do corpo.

5 comentários :

  1. Eu adoro sabonete íntimo!
    As dicas são muit boas, adorei!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto mto de sabonete íntimo e uso frequentemente, não reparei nehuma alteração que causasse algum mal ou viesse ser de forma negativa, pelo contrário, me senti melhor.

    Todas as seguidoras convidadas a participar do meu blog e sorteio tbm, vejam as regrinhas, http://cosmeticoson.blogspot.com/p/estou-sorteando.html
    Bjs a todas.

    ResponderExcluir
  3. Meu giencologista recomenda o uso do saboente líquido com moderação e au não consigo viver sem.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo sabonetes intimos, e amei mais ainda esse post. Super informatio!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Minha ginecologista recomenda, desde que usado bem pouquinho.

    ResponderExcluir

My Instagram

Copyright © Slay Spot 3. Designed by OddThemes